MENU

WhatsApp Business é lançado oficialmente e deve chegar ao...

Você sabe a importância dos eventos corporativos? Descubra agora!

26 de Janeiro de 2018 Visualizações: 266 Blog

6 tendências de Marketing Digital que você precisa conhecer

Quando o assunto é Marketing Digital, estar antenado a cada tendência é mais do que uma necessidade: se tornou uma obrigação. Ainda mais em uma sociedade onde tudo acontece muito rápido, seja no mercado de trabalho ou, até mesmo, no comportamento do consumidor.

Com a entrada em 2018 muitas novidades – e outras já conhecidas – chegaram para mudar o relacionamento empresa/público e também, para agilizar e melhorar o processo até a venda.

O post desta semana vai te apresentar algumas tendências poderosas que vão provar que Marketing Digital é muito mais que Facebook. Vamos lá?

Produção de conteúdo

Como se costuma dizer por aí, conteúdo é rei. Apesar de essa tendência já ter ganho um certo espaço em 2017, ela se torna cada vez mais forte.

Mas atenção, não estamos falando de qualquer conteúdo, e sim de material relevante, que realmente faça a diferença na vida do seu público. Vamos combinar que, de conteúdo e blog a internet já está cheia, mas se diferencia aquele que oferece relevância e propriedade para falar do assunto.

Além disso, a produção de conteúdo é uma aliada para quem quer deixar o site no ranking das buscas do Google de forma orgânica. Isso porque o Google analisa a relevância do material, tamanho de textos e originalidade.

O melhor de tudo é que esta tendência cabe no bolso de empresas pequenas e médias.

Ah! Só uma dica: imagens e vídeos são ótimos para acompanhar o seu texto. E tudo bem se ele for um material cumprido, ok? Como dissemos, o Google agrega relevância a isso. Só tem que ser relevante!

Transmissão ao vivo

As transmissões ao vivo, já conhecidas, são uma boa aposta para 2018. Porque, ao contrário do formato já conhecido de vídeo, a transmissão permite que o usuário que esteja acompanhando possa interagir, seja com curtidas ou comentários para tirar dúvidas. E o bom relacionamento com o cliente é tudo, não é mesmo?

Mas como faço para criar um bom vídeo? Essa é uma das melhores partes da transmissão ao vivo: você não precisa de materiais profissionais! Uma câmera de celular ou de computador é o suficiente para você entrar no ar e conversar com o seu público.

Plataformas como YouTube, Facebook e Instagram já possuem essa opção e, as duas últimas, já deixaram claro que iram trabalhar cada vez mais para melhorar a produção de conteúdo nas suas plataformas.

E aí? Vamos aderir?

Digital Influencers

As famosas “blogueirinhas” continuam fazendo parte da estratégia de 2018 e ganhando o coração do público.

O digital influencer é uma ótima tática de driblar bloqueadores de anúncios, além de ganhar a confiança das pessoas. Afinal, é sempre bom quando vemos que alguém comprou um produto e o indica, certo? Gera mais tranquilidade ao consumidor, além de cutucar o bichinho do “quero ter”.

Conteúdo em áudio

Já pensou em ouvir aquele conteúdo enquanto dirige o carro ou lava a louça? Bom, essa é uma das apostas para as tendências de 2018: material em áudio.

Uma vez que nem todo mundo tem tempo para parar e ler algo ou até mesmo paciência, o conteúdo em áudio é uma boa pedida. Claro que é preciso ter bom senso e saber que anúncios que interrompem não são bem-vindos e se tornam um bom motivo para o receptor sair e procurar algo melhor.

Chatbot  

Aos poucos, o Chatbot vem se tornando uma opção para empresas que querem organizar melhor o seu atendimento e tempo. Para quem ainda não conhece, esta é uma opção de automatização do atendimento, ou seja, um computador manterá uma conversa com o seu cliente.

Sabe aquelas perguntas feitas com bastante frequência pelos seus clientes? Perguntas mais básicas, que não requerem muita articulação da informação? Então, elas podem ser tratadas pela inteligência artificial.

Dois bons exemplos deste serviço é a Siri, do Iphone, que realiza diversas tarefas como efetuar telefonemas, e a Avon, que focou em atuais e futuras revendedoras.

Mas vale lembrar uma coisa: utilizar o chatbot não significa substituir o bom e velho atendimento personalizado, viu? As pessoas ainda amam e valorizam muito sentir que as marcas lhe dão a devida atenção. Esta é apenas uma opção para questões que demandam menos tempo, ok?

Realidade virtual e aumentada

Os amantes de jogos já amam esta novidade, mas já pensou em deixar a sua empresa com uma função destas? As possibilidades são infinitas e dependem da sua criatividade.

Por exemplo, que tal mostrar uma casa para venda através do recurso de realidade virtual? Ou então, uma parte do destino de viagem do seu cliente? Uma visualização melhor do produto com certeza é decisivo na hora da compra!

 

Como vimos no post desta semana, o que não faltam são possibilidades modernas e práticas para a sua empresa. Mas claro, Marketing Digital não são só as ferramentas, e sim um conjunto de conhecimentos e planejamento.

Tags: